Falta de espaço: O que fazer?
A falta de espaço na dentição mista, quando a criança está trocando os dentes de leite pelos permanentes, é um problema muito comum. Isso ocorre na faixa etária dos 06 aos 08 anos de idade e pode ser diagnosticado precocemente. É nesse período que a criança deve fazer sua primeira visita ao Ortodontista, para poder realizar uma avaliação precisa com auxílio de exames.
Os fatores etiológicos para isso ocorrer pode ser desde atresia maxilar ou mandibular, folículo do dente estar numa posição ectópica, falta de reabsorção do dente decíduo (dente de leite), tamanho do dente permanente aumentado, tumores ou cistos. A atresia maxilar é um problema encontrado com muita frequência na população, devido a fatores negativos relacionados às alterações da oclusão. Dentre as opções para a recuperação do espaço perdido na dentadura mista, temos a Expansão Rápida da Maxila que é o uso de um aparelho fixado no palato (céu da boca) para realizar ativações no aparelho, conseguindo assim um aumento no perímetro do arco. Ainda podemos utilizar o aparelho fixo na dentadura mista, chamado 4x2, associado a molas para ajudar na erupção dos dentes permanentes.
A importância de realizar um tratamento precocemente é para tentar diminuir extrações de dentes no futuro. Quando bem indicado, o tratamento nessa idade precoce é rápido e sem traumas para a criança. E na última fase das trocas dentárias, se for necessário realizar um tratamento com aparelho fixo, ele também será mais rápido.
Gostou desse artigo? Envie suas dúvidas no meu e-mail ou instagram.
taniamariafedel@gmail.com
@taniafedel_orto
Comentários
Postar um comentário